A história da pizza é muito, muito longa, então não é tão fácil rastrear seu inventor. Aliás, provavelmente seria mais correto falar de inventores, porque muitas pessoas contribuíram para seu nascimento e sua evolução. De fato, um produto que foi feito um pouco ao longo da bacia do Mediterrâneo, com algumas variações consoante o local e a época histórica.
Não só na pré-história, mas também na época dos egípcios e gregos, era costume preparar discos de massa que se assavam no forno, embora naquela época não se usasse fermento.
Apesar de ter sido preparado em quase todos os lugares, a evolução deste produto de panificação ocorre principalmente na Itália, por isso é considerado um símbolo da Itália.
A primeira receita de pizza como a conhecemos hoje nasceu na Campânia, aos pés do Vesúvio, e mais precisamente em Nápoles. Um tratado impresso na capital da Campânia em 1858 descreveu pela primeira vez, em grande detalhe, a forma como a autêntica pizza napolitana era preparada naqueles anos. A massa era espalhada com as mãos para lhe dar a conhecida forma de disco, era temperada com azeite ou banha e depois cozida no forno a lenha.
Na época em que a cidade ainda era a capital do Reino das Duas Sicílias, Francesco De Bourcard em “Usos e costumes de Nápoles e contornos descritos e pintados” passou a citar uma espécie de receita rudimentar de pizza Margherita, preparada com mussarela e manjericão. O tomate ainda não era um dos ingredientes típicos para pizza; Tanto que, na descrição dos ingredientes, pode-se ler as palavras “o que vem na cabeça”, para indicar os recheios de pizza.
No final do século XIX, a pizza com tomate e mussarela cruzou o oceano e chegou à América, graças aos italianos que emigraram para Nova York. Porém, somente na década de 1960 ocorrerá um grande aumento na popularidade desta deliciosa comida, que se tornará verdadeiramente famosa em todo o mundo. Hoje encontramos receitas de pizza em suas versões mais extravagantes, como a pizza de abacaxi e a pizza congelada que agora é facilmente encontrada em todos os balcões frigoríficos dos supermercados.
Fonte https://gastronomiaitaliana.com.br/a-historia-da-pizza/